top of page
quadro-de-ensaio-de-optometrista-para-teste-de-visao.jpg

História

Na década de 90, tanto a Óptica quanto a Optometria iniciam um relevante processo de transformação em âmbito catarinense e brasileiro.


A partir de um seleto grupo de Ópticos que se reuniram na serra catarinense, na cidade de Lages/SC, no ano de 1999, é que se fundou a Entidade Catarinense, Câmara Regional de Óptica e Optometria do Estado de Santa Catarina – CrOO-SC, dois anos após a criação da Confederação Brasileira de Óptica e Optometria – CBOO.


A Óptica passa a contar com um centro de formação profissional na mesma cidade da fundação da CrOO-SC. Já a Optometria, nos anos 90, era técnica sem um centro de formação e os poucos profissionais no Estado que desafiavam a ordem instalada, desde 1932, haja vista que sofriam com graves sanções pessoais e profissionais.


O rumo desta história é modificado com a presença de duas instituições de ensino no Estado: Colégio Nacional de Óptica e Optometria - CNOO e Universidade do Contestado -  UnC (campus Canoinhas); a primeira escola formava Técnicos em Optometria e a segunda Bacharéis em Optometria.

 

Em outras palavras, o Estado Catarinense contou a presença das duas formações em instituições de ensino renomadas graduando Ópticos e Optometristas no Estado.

 

Com isso, as escolas obtiverem autorização do Ministério da Educação – MEC para diplomar, o que possibilitou formar profissionais com titulação válida em todo território nacional.

O Brasil passa de uma vez por todas a fazer parte do rol de países que contam com Optometristas entre os profissionais da área da saúde, não médico, responsável pela atenção primária da saúde visual.

 

Nesta história, Santa Catarina é referência no cenário nacional, dado o seu pioneirismo em conseguir autorização e regulamentação do Ministério da Educação - MEC para a formação de nível em curso superior de Bacharelado em Optometria. Os diretores fundadores da CrOO-SC estão diretamente ligados a esta realidade.
 

A CrOO-SC tem como prerrogativa auxiliar e organizar os profissionais da Óptica e Optometria no Estado, buscando propagar à sociedade a importância destes profissionais, dentro da equipe multidisciplinar de cuidados com a saúde visual.


Portanto, a construção árdua e destemida desta história perpetua-se ao longo destes anos através de inúmeras ações organizacionais para ambos os setores Óptico e Optométrico, principalmente com o fim de orientar os associados para que atuem dentro de premissas éticas, morais em conformidade com as leis vigentes comuns a todos os profissionais da saúde, em especial, no sentido de evitar a vinculação com o comércio para que haja um crescimento organizado e propagação das classes.

 

Um agradecimento especial para o Sr. Ricardo Domingos Mondadori – Presidente fundador do CrOO-SC, Sr. Ismael Carvalho – Vice Presidente fundador do CrOO-SC e principal responsável pela criação do curso de Bacharelado em Optometria na UnC, Sr. Oni Sérgio Jorji – Presidente CrOO-SC gestão 2007/2015.


Ed Carlos Pedroso

Presidente CrOO-SC - Gestão 2023/2027

bottom of page