top of page
quadro-de-ensaio-de-optometrista-para-teste-de-visao.jpg

Consulta Publíca

Óptico

Optometristas

Pesquise Associado

Pesquise Associado

INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE ÓPTICO

 

Óptico é um profissional de nível médio, habilitado através de diversos Centros de Formação Técnica, que tem por objetivo a qualificação para a fabricação, manuseio, surfaçagem, montagem, distribuição e aviamento das prescrições de lentes de contato e sua adaptação bem como das lentes oftálmicas.

 

O Óptico é o responsável técnico por estabelecimentos ópticos, centros de adaptações de lentes de contato, lojas de óptica, laboratório de surfaçagem e montagem, atua como consultor avaliando e interpretando as prescrições ópticas dos Optometristas/Oftalmologistas com intuito auxiliar na melhor escolha das órteses, informando ao cliente a evolução tecnológica dos materiais e produtos para obtenção de um maior e melhor conforto visual.

 

Cada estabelecimento óptico ou que comercialize produtos ópticos deve possuir um óptico responsável em período integral, seja em razão da legislação vigente, seja por ser conhecedor técnico dos produtos.

Encontre um profissional de Óptica ou Optometria Encontre um profissional de Óptica ou Optometria na sua cidade ou região: (Digite para encontrar um membro).ia na sua cidade ou região: (Digite para encontrar um membro).

INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE OPTOMETRIA

 

O Optometista é o profissional não médico especialista da visão e habilitado especificamente para o exercício da Optometria plena ou para qualquer uma das suas especialidades, com autonomia e responsabilidade.

 

 Atua na saúde pública (escolas, universidades, hospitais, postos de saúde, empresas e etc.), podendo prestar seus serviços na esfera privada (escolas, universidades, clínicas, hospitais, indústrias, empresas e etc.), em gabinetes próprios ou estabelecimentos comerciais de ópticas, prestando um serviço dentro do estabelecimento.

 

 Esse serviço dentro do estabelecimento comercial óptico não deve ser atrelado à venda casada, ou seja, quando o serviço é atrelado à venda de produtos.

 

O atendimento optométrico ou o serviço optométrico deve ser independente à aquisição de produtos como óculos ou lentes de contato e a escolha deve ficar a critério do cliente/paciente, este por sua vez pode adquirir as órteses em qualquer ponto comercial óptico, desde que este possua um profissional óptico capacitado e habilitado.

 

Nos países onde a Optometria está melhor difundida o Optometrista e o Oftalmologista juntamente com o Óptico formam uma equipe responsável pelo cuidado da visão e dos olhos, cada um deles em sua esfera profissional específica, onde a formação acadêmica não se sobrepõe mas sim se inter-relacionam. O objetivo maior é sempre evitar danos oculares com o trabalho preventivo.

 

A Organização Mundial da Saúde – OMS preconiza que o profissional de Optometria é o preventor e avaliador primário do processo visual e a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.

bottom of page